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Resumo e estudo completo:

FERRAZ, Ivan Roberto. Mercado preditivo: um método de previsão baseado no conhecimento coletivo. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Alguns resultados sobre as previsões eleitorais:

O mercado da Bolsa de Previsões esteve aberto para operações por um período de 61 dias (07/set/14 a 06/nov/14). Os 147 participantes registrados realizaram 1.612 transações, considerando todos os temas abordados no mercado. Em relação ao tema eleições, seguem alguns resultados:

1 ) As previsões da BPrev na véspera da eleição foram, no geral, tão precisas quanto as principais pesquisas de opinião (erro absoluto médio de 3,33 pontos percentuais para a BPrev e de 3,31 para as pesquisas).

Gráfico 1 - Erros das Previsões da BPrev e das Pesquisas de Opinião na Véspera da Eleição

FONTE: Dados das pesquisas de opinião fornecidos por http://pollingdata.com.br/ e revisados pelo autor.

Previsões do Mercado são baseadas no último preço normalizado (para somar 100%), de cada contrato, às 23h59min do dia anterior ao pleito. Os resultados das pesquisas foram normalizados para somar 100% incluindo votos brancos e nulos e excluindo eleitores que não souberam responder. Foram consideradas as seguintes pesquisas divulgadas na véspera das respectivas eleições:

- Presidente do Brasil (1° turno): Datafolha, Ibope, MDA e Vox Populi

- Governador de São Paulo (1° turno): Datafolha e Ibope

- Presidente do Brasil (2° turno): Datafolha, Ibope, MDA, Sensus e Vox Populi (Para o Instituto Sensus, foram considerados “% brancos e nulos” e “% não sabe” estimados pelo site PollingData, pois o instituto divulga esses percentuais de forma agregada)

- Governador do Rio de Janeiro (2° turno): Datafolha e Ibope

2 ) Considerando as principais pesquisas realizadas durante todo o período em que a BPrev esteve em operação, o desempenho dos dois métodos também foi parecido (erro absoluto médio de 4,20 pontos percentuais para a BPrev e de 4,09 para as pesquisas).

3 ) O gráfico abaixo ilustra o desempenho da BPrev em relação aos principais Institutos de Pesquisa durante parte da campanha do 1º turno da eleição presidencial. Nesse gráfico são comparadas as estimativas da margem de vitória (normalizada) da candidata Dilma (PT) em relação ao candidato Aécio (PSDB):

Gráfico 2 - BPrev Vs. Pesquisas Durante a Campanha para Presidente do Brasil (1° turno)

FONTE: Dados das pesquisas de opinião fornecidos por http://pollingdata.com.br/ e revisados pelo autor.

O eixo vertical indica a margem de vitória normalizada da candidata Dilma (PT) em relação ao candidato Aécio (PSDB) considerando os votos totais (Dilma menos Aécio dividido pela soma dos dois candidatos). O tempo aparece no eixo horizontal. O gráfico representa o período entre a abertura da questão na BPrev e a véspera do 1º turno da eleição. A linha reta pontilhada na horizontal indica o resultado da eleição no dia 05/out e as linhas pontilhadas na vertical marcam os debates importantes. A linha sólida representa os preços do mercado às 23h59min da respectiva data e as letras apontam os resultados das diversas pesquisas de opinião.

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