www.bolsadeprevisoes.com.br

Perguntas Frequentes


Como posso participar da Bolsa de Previsões?
Para participar do lançamento e dos primeiros meses de operação do mercado, era necessário ter preenchido o questionário da primeira etapa da pesquisa até 06/set/2014 e ter indicado o interesse em participar. Caso você tenha perdido o prazo para responder o questionário e ainda assim deseja participar da BPrev, deixe seus dados clicando aqui. Entraremos em contato por e-mail caso surja uma nova oportunidade de participação.

Quanto tempo preciso dispor para poder participar do mercado da BPrev?
É possível contribuir com a pesquisa mesmo com pouquíssima disponibilidade de tempo. Com apenas 10 minutos por semana você já conseguirá ter uma boa participação. Durante a etapa de execução do mercado, você poderá entrar no site sempre que quiser. A quantidade de acessos por semana e o tempo gasto é você quem decide!

Já respondi o questionário da primeira etapa da pesquisa. Como eu posso aprender mais sobre o funcionamento da Bolsa de Previsões?
Você pode assistir aos vídeos de instruções que estão disponíveis na página: www.bolsadeprevisoes.com.br/videos

Por que na BPrev há somente questões sobre economia, eleições e futebol?
Como o objetivo da pesquisa é testar o uso de um Mercado Preditivo no contexto Brasileiro, é importante escolher temas que sejam de conhecimento geral e que possam atrair o interesse das pessoas. Os três temas escolhidos possuem essas características.

A BPrev necessita de registro como pesquisa eleitoral para as previsões sobre eleições?
Não, porque a Bolsa de Previsões não pretende tornar pública nenhuma previsão feita no site e também porque a BPrev não se enquadra como pesquisa eleitoral, enquete, sondagem ou como uma pesquisa de opinião pública. A BPrev é um mercado preditivo experimental com finalidade exclusivamente acadêmica.

As previsões serão divulgadas ao público geral durante a pesquisa?
Não. Os resultados do estudo somente serão de conhecimento público após a publicação da tese e de artigos em periódicos acadêmicos.

Existe a possibilidade da Bolsa de Previsões operar com dinheiro real?
Não. O uso de dinheiro real traria uma série de complicações e não é necessário para os objetivos desta pesquisa acadêmica.

A Bolsa de Previsões é capaz de acertar suas previsões?
Estudos em outros países mostram que um Mercado Preditivo pode ser melhor ou tão preciso quanto outros métodos de previsão como, por exemplo, as pesquisas de opinião. Os custos de um mercado preditivo em geral são inferiores aos custos de outros métodos. Porém, não há garantias de acerto, nível de confiança ou margem de erro para as previsões do mercado.

Por que há tantos erros de português no site da BPrev e nos e-mails enviados pelo site?
Para o projeto, consideramos os prós e contras do uso de diversos softwares que seriam viáveis para o orçamento da pesquisa. Infelizmente, o software escolhido possui diversos erros de tradução e não temos recursos para solicitar os ajustes. Ainda assim, essa era a melhor opção disponível. Fizemos dois pilotos e os erros de tradução não impactaram os resultados. Por isso, consideramos melhor manter assim ao invés de usar uma versão em inglês.

Como são definidos os preços iniciais dos contratos, ou seja, as previsões iniciais?
Depende da questão. Em algumas perguntas o valor inicial é definido com base na melhor previsão disponível no momento (ou no melhor palpite possível). Em outras perguntas o valor inicial é a mesma chance para cada possibilidade de resposta.